Notícias de saúde

Diarréia e dengue preocupam autoridades

Belo Horizonte, 17 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). As autoridades de saúde do litoral do Paraná estão alarmadas como o aumento no número de casos de diarréia no município de Antonina.

Em apenas uma semana, 250 casos foram registrados na cidade. Os bairros mais atingidos são Batel, Portinho e parte do Centro. O aumento é considerado exagerado, já que os registros são bem superiores ao normalmente feitos nesta época do ano.

A Secretaria Municipal de Saúde chegou a contabilizar cerca de 50 casos em um único dia. As vítimas da doença têm procurado assistência hospitalar e são tratadas com soro oral. Apenas 25% estão exigindo o uso de soro injetável. Nenhum paciente precisou ser internado.

Para descobrir a razão dos casos de diarréia, estão sendo analisados a água, frutos do mar e material apresentado pelas vítimas do problema. As autoridades da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná não descartam a hipótese de cólera. Os profissionais de saúde alertam, no entanto, que ao contrário do quadro de cólera, a diarréia costuma desaparecer após o tratamento com soro.

O problema também não leva à desidratação forte. Cerca de 90% das vítimas da diarréia, até agora, foram adultos. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores limpem as caixas d’água e reforcem a higiene dos alimentos.

Outra doença que preocupa as autoridades neste verão é a dengue. Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, apenas o início do período das chuvas foi suficiente para que os trabalhos de combate ao Aedes aegypti e aos focos do mosquito transmissor da doença fossem intensificados.

Em novembro, uma campanha mobilizou os cidadãos, esclarecendo sobre a necessidade de eliminar todos os redutos de água parada. Vídeos, panfletos e concursos foram usados na ocasião, chamada de Semana de Combate à Dengue. Agora, a campanha será levada para as escolas, unidades de saúde, creches e pontos de ônibus.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários