Notícias de saúde

Vírus contido em vacina contra paralisia infantil pode provocar surto da doença

19 de Abril de 2002(Bibliomed). Cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, descobriram como o vírus da paralisia infantil ou poliomielite infectou 19 e matou duas crianças na ilha caribenha Hispanola, onde ficam o Haiti e a República Dominicana, em 2000. O estudo foi publicado na última sexta-feira pela revista “Science”.

O virólogo Olen Kew concluiu que o vírus tinha reemergido de uma vacina contra a doença, a Sabin. Essa vacina usa uma forma viva do vírus que é muito fraca para causar a doença, mas forte o suficiente para estimular o sistema imunológico do organismo a erguer uma defesa contra a pólio. Cientistas há muito especulavam que o vírus contido nessa vacina poderia reemergir numa forma virulenta em alguns casos raros. Mas isso nunca havia sido observado.

Os pesquisadores concluíram que o vírus contido na vacina passou por várias mutações genéticas, evoluiu e se tornou perigoso novamente. O vírus ficou escondido por cerca de dois anos, passando de pessoa a pessoa, e então revertido para uma forma virulenta e causado a doença que tinha o objetivo de impedir.

Depois que Kew soou o alarme em 2000, cerca de 2,3 milhões de crianças foram rapidamente vacinadas no Haiti e na República Dominicana. Cientistas agora acreditam que os vírus derivados de vacina estavam por trás de surtos parecidos nas Filipinas, em 2001, e no Egito, em 1988. A vacina mutante é má notícia para a Organização Mundial de Saúde, que espera erradicar a pólio até o fim deste ano e, desde que não surjam novos casos nos próximos três anos, certificar o mundo como livre a doença em 2005. Agora a entidade pode ser forçada a repensar sua estratégia e decidir se não é o caso de acabar de vez com a vacinação, para evitar que os vírus contidos nas vacinas voltem a disseminar a doença. De acordo com a OMS, no ano passado, foram registrados entre 600 e mil casos da doença em todo o mundo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários