Notícias de saúde

Brasil Apresenta Melhora na Saúde Bucal

O Brasil reduziu o índice de cáries entre as crianças de até 12 anos de idade, de 6,67% do ano de 1986 para 3,06% em 1996. Com isto, o Ministério da Saúde comemora a redução desse índice apresentado pela Organização Mundial da Saúde-OMS.

O indicador é o CPO-D – dentes cariados e obturados. A média reduziu no país, levando em consideração os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro –Oeste. No restante do país, esses dados são considerados piores. Nos estados do Acre, Para e Amapá, uma em cada dez crianças poderá ser desdentada ao completar os 12 ou 13 anos de idade.

De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, com base nos dados de 1996, época do último levantamento, estas crianças tiveram pelo ao menos um dente extraído. Além disso, o estudo mostrou ainda que muitos brasileiros, em especial, nas regiões mais pobres, ainda buscam soluções alternativas. Além disso, os estudos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 19,5% dos brasileiros nunca foram ao dentista.

O Governo Federal já prepara novos investimentos nessa área, que se divide em duas etapas. A primeira é incluir no Programa de Saúde da Família, um grupo de dentistas para complementar a equipe. A segunda é a realização de um levantamento epidemiológico que inclua outras faixas etárias, como é determinado pelos padrões da Organização Mundial.

De acordo com a OMS, uma avaliação de saúde bucal deve incluir as faixas etárias entre 5 e 12 anos, de 18 a 35 a 44 e 65 e 75 anos de idade.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários