Notícias de saúde

São Paulo vai exportar modelo de combate ao sedentarismo

Belo Horizonte, 08 de Março de 2002 (Bibliomed). Eventos para marcar o Dia Mundial de Saúde, comemorado no dia 7 de abril, já começam a acontecer no Brasil. O Agita Mundo/Move for Health, evento da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi lançado em São Paulo no último dia 05. Uma das novidades foi que o Agita São Paulo será adotado pela OMS como modelo para combater o sedentarismo em todo o planeta.

Segundo dados da OMS, 70% das pessoas em todo o mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade, entre outras. A falta de atividade física é responsável por 54% do risco de morte por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer.

O Agita São Paulo é uma iniciativa do Centro de Estudos do laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) com a Secretaria de Estado da Saúde. O programa funciona em todo o estado com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas. Cerca de 180 entidades são parceiras do programa, como organizações não-governamentais, empresas e universidades que organizam eventos com a população.

Quem quer se livrar do sedentarismo deve se movimentar todos os dias por 30 minutos para conseguir um pré-condicionamento. Uma pessoa idosa pode começar com caminhadas de 30 a 60 minutos de três a quatro vezes por semana.

Todo movimento do corpo que provoca gasto de energia maior do que o estado de repouso conta como atividade física. Portanto, além de exercícios físicos feitos nas academias, para levar uma vida mais saudável conta o fato de optar pelas escadas no lugar de elevadores, ir a pé a determinados lugares, etc. Para sair do sedentarismo, é bom procurar o médico antes para saber qual é sua real condição.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários