Notícias de saúde

Almoço do Dia das Crianças intoxica 500 pessoas em Pernambuco

Belo Horizonte, 16 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Pelo menos 500 pessoas, entre elas 300 crianças e 200 adultos, foram atendidas com intoxicação alimentar em hospitais de Pernambuco. Elas se intoxicaram durante as comemorações do Dia das Crianças, no último dia 9, em um clube de campo no município metropolitano de Paulista. Os pacientes apresentaram dores abdominais e vômitos. Muitos se desidrataram.

A festa foi realizada pelo Movimento Pró-Criança, uma organização não-governamental fundada há oito anos e ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que atende a 656 crianças e jovens carentes da região metropolitana.

Embora apenas três pessoas ainda permaneçam internadas, os hospitais ficaram lotados na noite da intoxicação. No Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, por exemplo, não houve tempo para registrar todas as crianças atendidas. Outros hospitais também receberam pacientes, como o Hospital da Restauração, o Helena Moura, Otávio de Freitas e Esperança.

A Secretaria Municipal de Saúde de Recife está investigando o caso e coletou amostras de fezes que serão examinadas no laboratório do Estado. A Vigilância Sanitária de Paulista coletou os restos de alimentos, também para análise, e interditou duas geladeiras.

A casa de Denise Ferreira, responsável pela elaboração do almoço, também foi interditada. O almoço servido por ela para 900 pessoas constou de arroz, strogonoff de frango, galinha assada, tomate e bolo. As refeições foram acondicionadas em mil quentinhas, que não foram vedadas adequadamente, sendo fechadas à mão.

A suspeita é de que algum alimento estragado, no processo de feitura, acondicionamento ou transporte pode ter causado a intoxicação. Denise só vai poder voltar a fornecer comida depois de mudar a estrutura da sua cozinha e os equipamentos, considerados inadequados e com manutenção precária.

O presidente do Pró-Criança, Sebastião Barreto Campelo, preferiu aguardar o laudo oficial apontando a causa da intoxicação para se pronunciar sobre o assunto. Segundo ele, Denise Ferreira já cozinhou em outras ocasiões para eventos promovidos pela entidade sem que nenhum problema tivesse ocorrido.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários