Notícias de saúde

Qual o conteúdo das merendeiras das crianças?

2 de outubro de 2014 (Bibliomed). Quarenta e um por cento das crianças em idade escolar primária nos Estados Unidos levam um almoço para a escola a cada dia. Quarenta e cinco por cento levam lanches. Surpreendentemente, pouco se sabe sobre os alimentos e bebidas que trazem.

Foi, então, realizada uma análise transversal dos dados de base de um estudo para caracterizar alimentos e bebidas trazidas de casa para a escola, por crianças de escola primária e comparar a qualidade de refeições pré-embaladas com os padrões do programa nacional de almoço escolar. A pesquisa foi publicada na revista Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

Almoços e lanches de 626 crianças de escola primária foram analisados e avaliados por meio de fotografia digital e uma lista de verificação de alimentação suplementares. Os tipos mais comuns de bebidas e comidas foram sanduíches (59%), salgadinhos (42%), frutas (34%), sobremesas (28%), água (28%) e bebidas adoçadas com açúcar (24 %). Vinte e sete por cento dos almoços atendiam pelo menos três das cinco normas do programa nacional de almoço escolar. No lanche, salgadinhos (62%), sobremesas (35%) e bebidas adoçadas com açúcar (35%) foram mais comuns do que as frutas (30%), laticínios (10%) e hortaliças (3%). Apenas 4% dos lanches preencheram dois dos quatro padrões da do programa de cuidados alimentares de adultos e crianças.

Pesquisas futuras são necessárias para compreender os vários determinantes do comportamento de embalagem de alimentos, incluindo restrições enfrentadas pelas famílias. Políticas de bem-estar na escola devem considerar iniciativas que trabalham em colaboração com os pais para melhorar a qualidade dos alimentos trazidos de casa.

Fonte: Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics; Volume 114, Issue 9, Pages 1424–1431, September 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários