Publicidade

Notícias de saúde

Britânicos pedem fim das propagandas de cigarro

Belo Horizonte, 24 Agosto de 2001 (Bibliomed). Uma pesquisa de opinião pública mostrou que quase dois terços dos cerca de 2 mil britânicos entrevistados (63%) são a favor da proibição da propaganda de cigarros em qualquer tipo de campanha publicitária e de eventos.

O questionário aplicado indica ainda que os britânicos acreditam que o assunto de restrição de propagandas de cigarro não entrou para a pauta de votações no Parlamento, este ano, devido ao lobby realizado pelas indústrias do tabaco e de empresários importantes, como os da Fórmula 1, que se beneficiam ao receber verbas de anúncios de marcas de cigarro. A pesquisa contou com apoio de sociedades médicas de cancerologia.

O governo britânico chegou a discutir o projeto de lei que determina a proibição de propagandas de cigarro, mas retirou-o da agenda de votações sem maiores explicações, irritando os ativistas contrários à comercialização de tabaco.

Quase metade dos entrevistados, cerca de 48%, acredita que o governo esteja sofrendo pressão por parte dos interessados para dificultar a discussão sobre o assunto.

No início do mandato do primeiro-ministro Tony Blair, foi amplamente noticiada a doação feita por empresários da Fórmula 1 ao Partido Trabalhista, no valor de 1 milhão de libras (R$ 3,6 milhões).

A notícia provocou reação negativa da opinião pública e o partido acabou devolvendo o dinheiro. A Fórmula 1, entretanto, ficou isenta até 2006 de uma eventual proibição da propaganda de cigarros em eventos esportivos.

Entidades como a Imperial Cancer Research Fund já se manifestaram contrárias às propagandas de cigarros, assim como profissionais de saúde e segmentos da sociedade. O próprio governo tem prejuízos financeiros com a veiculação desse tipo de propaganda.

O orçamento do governo britânico prevê o gasto de milhões de libras, nos próximos anos, com tratamentos e campanhas para estimular fumantes a superar o vício do tabaco.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: