Notícias de saúde

Diabetes: uma doença em expansão

Belo Horizonte, 23 de Julho de 2001 (eHealthLA). O diabetes é uma doença em expansão que já atinge cerca de 135 milhões de pessoas ao redor do planeta e pode ultrapassar a marca dos 300 milhões nos próximos 25 anos. A doença é capaz de abreviar a vida dos pacientes, representando altos custos financeiros e sociais à população.

Conhecido, anos atrás, como a "doença da urina doce", o diabetes é crônico e resulta de uma produção deficiente do hormônio insulina ou de um defeito na sua atuação. Essa diferenciação explica a existência dos tipos 1 ou 2 da doença.

A insulina possibilita às células do corpo utilizar o açúcar obtido dos alimentos para gerar energia e trabalhar.

Nos pacientes diabéticos, o organismo não produz insulina suficiente ou as células não conseguem reconhecê-la. Com isso, o açúcar não é bem aproveitado, acumula-se no sangue e acaba danificando vários sistemas do organismo, em especial os vasos sangüíneos e os nervos.

Sem tratamento adequado, o diabetes pode causar cegueira, doenças cardiovasculares, insuficiência renal e degeneração dos nervos periféricos, sobretudo nas pernas. No caso de comprometimento da circulação periférica, pode ser necessária a amputação de membros.

No ano de 1999, aproximadamente 116 mil brasileiros tiveram que se internar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com problemas relativos à doença. O gasto do governo federal foi aproximadamente R$ 33,6 milhões. Nos últimos cinco anos, esses custos aumentaram cerca de 59%.

A grande questão é que orientações sobre a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, mudanças de hábitos e acompanhamento médico sistemático podem ajudar no controle do diabetes. Para isso, é preciso que o paciente tenha acesso à insulina e à medicação.

Estima-se que 14,67% da população brasileira, com mais de 40 anos, sejam diabéticos. Mas pouco mais de três milhões de casos de brasileiros, com níveis de glicose no sangue acima do recomendável, foram identificados nos centros de saúde pública. Os números foram revelados após a realização da Campanha Nacional de Controle de Diabetes, em março.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários