Notícias de saúde

Manchas escuras na pele podem ser resultantes de vários fatores

São Paulo, 15 de Maio de 2001 (eHealthLA). A cor da nossa pele é proveniente da melanina. As pessoas têm diferentes cores de pele porque cada uma possui quantidades variáveis de melanina.

Muitas manchas da pele são escuras porque a melanina está anormalmente concentrada numa área. Altas concentrações de melanina, ou seja, manchas escuras na pele, podem ser resultantes de vários fatores, como: ação do sol, idade e gravidez.

Segundo a Dra. Rose Meyre Elizabeth E. Silva, dermatologista do Centro de Pesquisas Stiefel, um dos fatores mais comuns para o aparecimento de manchas escuras na pele é a excessiva exposição ao sol.

Os raios solares agem sobre os melanócitos, células responsáveis pela melanina, fazendo com que haja um aumento na produção desse pigmento, responsável pela coloração da pele. Assim, a concentração de melanina em determinado local da face constitui as manchas, denominadas melasma ou cloasma.

"Alguns perfumes e cosméticos também contribuem para o processo de formação das manchas. Eles podem tanto sensibilizar a pele durante a exposição ao sol quanto conter substancias que acabam agindo como pigmentantes.

E mesmo nos ambientes internos, bem longe do sol, como os escritórios, a pele pode estar vulnerável, uma vez que os raios ultravioleta também são emitidos pelas lâmpadas fluorescentes", destaca a Dra. Rose Meyre.

Variação hormonal

A variação na produção de hormônios também pode contribuir para o problema. Durante a gravidez ou o período de uso de anticoncepcionais, a mulher pode tornar-se mais suscetível ao aparecimento das manchas escuras, caso se exponha ao sol.

Por isso, na opinião dos dermatologistas, deve-se evitar ao máximo o sol neste período. Se isso não for possível, são aconselháveis o uso de filtros solares, chapéu e óculos escuros, e a permanência, sempre que possível, na sombra.

Produto para pele oleosa

O laboratório Stiefel está lançando no mercado a versão gel do Clariderm, um produto bastante eficaz no clareamento e tratamento das manchas de pele.

O Clariderm Gel chega ao mercado neste mês e assim como o Clariderm Creme, deve ser usado principalmente no inverno, já que não se deve tomar sol durante o tratamento. Não é indicado o seu uso por mulheres grávidas, no período de amamentação e por crianças menores de 12 anos.

Segundo os fabricantes, o produto também é indicado no tratamento das manchas de idade, provocadas pela falta de cuidados com a pele através dos anos, agindo sobre a chamada melanose solar.

Seus efeitos podem ser percebidos também no caso das sardas, cujo surgimento resulta em grande parte da herança genética, atenuando sua tonalidade.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários