Notícias de saúde

Especialistas alertam para necessidade da avaliação cardiovascular em atletas

São Paulo, 18 de Abril de 2001 (eHealthLA). Entre outubro de 2000 e janeiro de 2001, quatro atletas morreram em São Paulo durante corridas populares, como meias maratonas e na famosa São Silvestre.

A informação é do médico Nabil Ghorayeb, chefe da seção de Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e presidente do XXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

“Os atletas não tinham conhecimento que sofriam de problemas do coração e nem foi exigido exame clínico pré-participação", alerta o especialista.

Em Janeiro, a Revista Circulation, uma das mais conceituadas da medicina, publicou recomendações para avaliação de atletas - Recommendations for Preparticipation Screening and the Assessment of Cardiovascular Disease in Masters Athletes -, em função do crescimento do risco de morte súbita durante a prática de atividades físicas esportivas, que chega, hoje, a uma para cada 15.000 corredores por ano e uma para cada 50.000 maratonistas por ano.

Para Nabil Ghorayeb, estes dados mostram a necessidade de médicos, atletas e, principalmente, pessoas comuns que praticam atividade física mudarem suas condutas. “Também confirmam a importância do tema e a necessidade de ser tratado com profundidade científica”, explica.

Para os especialistas, uma boa oportunidade de discutir o assunto será no XXII Congresso da SOCESP, a ser realizado entre 24 e 26 de Maio, em Campos do Jordão (SP).

Segundo os organizadores, no evento acontecerão várias mesas redondas sobre o tema e participações interativas em simpósios e colóquios.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários