Genética pode ajudar a identificar risco de síndrome do 'coração de atleta'

22 de março de 2024 (Bibliomed). Atletas de elite que sofrem uma parada cardíaca súbita podem ter uma genética que os torna mais vulneráveis a doenças cardíacas, sugere um estudo realizado por pesquisadores australianos e belgas.

A análise de mais de 280 atletas de resistência de alto nível revelou que 1 em cada 6 apresenta medidas que normalmente sugeririam doença cardíaca e redução da função cardíaca. Esses atletas também carregavam uma rica carga de genes associados a doenças cardíacas.

Esse fenômeno do coração dos atletas é conhecido há muito tempo, mas o que os pesquisadores descobriram é que existem mudanças muito mais profundas do que se pensava e que um grande número destes atletas apresenta alteração da função cardíaca.

Os atletas incluídos no novo estudo são participantes do estudo Pro@Heart, um projeto internacional que visa avaliar os efeitos a longo prazo do exercício de alto nível na saúde. Eles foram submetidos a exames de imagem cardíaca e testes de exercício em seis cidades da Austrália e da Bélgica, bem como análises genéticas.

Cerca de 16% tinham problemas cardíacos normalmente associados a doenças cardíacas, como coração aumentado, batimentos cardíacos rápidos e irregulares e alterações no ventrículo esquerdo do coração – a câmara responsável por bombear sangue oxigenado para o corpo.

Essa redução da função cardíaca só foi observada quando os atletas estavam em repouso. Durante o exercício, os seus corações funcionavam em níveis “super normais”, mostrando que os órgãos são capazes de aumentar substancialmente a ação de bombeamento quando necessário para aumentar o débito cardíaco.

Além disso, os investigadores descobriram que os atletas com a maior carga de genes relacionados com doenças cardíacas tinham 11 vezes mais probabilidade de ter medidas de função cardíaca reduzidas.

Segundo os autores, o estudo destaca a necessidade de monitorar de perto a saúde cardíaca dos atletas de alto nível. Agora, eles planejam acompanhar esses mesmos atletas nos próximos 25 anos para ver se eles desenvolvem problemas cardíacos.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.122.063777.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.