Notícias de saúde

Videoendoscopia: técnica revoluciona cirurgia para problemas de coluna

São Paulo, 10 de abril de 2001 (eHealthLA). O número de pessoas que se queixa de dor na coluna tem aumentado de acordo com a longevidade da população. Segundo dados de especialistas, 70% da população acima de 40 anos apresenta algum tipo de problema na região.

E este índice aumenta com a idade: estima-se que de 80 a 90% da população acima de 50 anos tem problemas de coluna. Até recentemente, a única opção para os pacientes com hérnia de disco e outros problemas de coluna que levam à cirurgia era a técnica tradicional de incisão. Há dois anos, chegou ao Brasil a cirurgia de coluna por videoendoscopia.

Segundo o neurocirurgião, Dr. Luiz Henrique Pimenta, especialista em videoendoscopia de coluna, trata-se de uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva. “A técnica permite transformar este tipo de procedimento em uma cirurgia de rápida recuperação e resultado superior, sem necessitar a precisão de cortar o músculo e sem riscos de lesar tecidos sadios”, explica o médico.

Enquanto na cirurgia convencional o tempo de internação é de 2 a 3 dias, na nova técnica este período se reduz a 6 horas. A recuperação também é surpreendente: de 3 a 7 dias, enquanto na técnica convencional, o paciente pode levar de 2 a 3 meses para voltar as suas atividades normais.

Outro ponto a favor desta técnica é o resultado final: "o resultado de uma cirurgia de coluna convencional não é muito eficiente, sendo que 20 a 30% dos pacientes que se submetem a ela apresentam problemas futuros, principalmente dores. Já na videoendoscopia este problema é completamente eliminado", salienta Dr. Pimenta.

Hérnia de disco

A doença mais comum da coluna é a hérnia de disco, que geralmente leva o paciente à cirurgia. Além de causar grande dor e desconforto, a patologia pode gerar um grande problema social, pois o paciente muitas vezes precisa se afastar por longos períodos de seu trabalho e em alguns casos pode levar o paciente à aposentadoria precoce.

Segundo o especialista, a hérnia de disco causa a compressão da raiz de nervos que se estendem da região da bacia até as coxas. Isso pode ocorrer com o avançar da idade, quando os discos gelatinosos que ficam entre as vértebras da coluna se deslocam, podendo soltar um pedaço e finalmente comprimir a raiz do nervo. Os principais sintomas são formigamento nas mãos, nas pernas e nos pés, como se estivessem sob o efeito de uma anestesia, causando dores fortes.

Prevenção

Os especialistas recomendam que cuidar da postura, manter o peso, ter uma alimentação saudável e praticar algum tipo de exercício com regularidade ajudam a prevenir problemas futuros na coluna.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários