Notícias de saúde

O Cérebro Responde ao Ataque aos Alimentos

Por Suzanne Rostler

NEW YORK, (Reuters Health) - Em um estudo que poderia apresentar implicações para o tratamento de obesidade e distúrbios alimentares, pesquisadores mapearam a atividade cerebral que ocorre quando nós comemos doces.

O artigo da revista Nature mostra que o hipotálamo, uma estrutura cerebral ligada ao controle do comportamento alimentar, é ativado imediatamente após os indivíduos consumirem uma solução de açúcar e novamente cerca de 10 minutos mais tarde.

O segundo pico, de acordo com o Dr. Yijun Liu da University of Florida, em Gainsesville, e colaboradores do University of Texas Health Science Center, em San Antonio, parece estar relacionado à regulação da insulina, o hormônio que controla a transferência da glicose (açúcar do sangue) dos alimentos para dentro das células do corpo.

Estudos anteriores encontraram que a regulação da insulina está ligada ao mecanismo de saciedade do cérebro, que informa à pessoa quando ela está satisfeita, disse o Dr. Liu à Reuters Health. Este mecanismo pode ser falho em pessoas obesas. Os pesquisadores podem agora observar diferenças na atividade cerebral entre pessoas obesas e não obesas.

“Apesar do papel exato na regulação da ingestão de alimentos permanecer não estabelecida em humanos, à informação temporária pode ajudar a compreender como nosso cérebro gera um sinal de saciedade, tanto na via fisiológica quanto psicológica”, explicam os pesquisadores.

Eles observaram a resposta do cérebro à glicose através de uma técnica conhecida como análise parcial temporária (TCA), que revela onde e quando está ocorrendo atividade cerebral. A TCA pode ser usada para identificar a resposta cerebral máxima e criar um marco temporal para identificar quando ocorre a atividade cerebral.

O Dr. Liu disse que estudos futuros deverão observar a atividade cerebral em resposta a diferentes tipos de alimentos e teores de gordura.

Fonte: Nature 2000;405:1058-1062

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários