Notícias de saúde

Ataque cardíaco aumenta as chances de declínio cognitivo

14 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Pessoas que sofreram um ataque cardíaco têm maior probabilidade de desenvolver declínio cognitivo nos anos seguintes, indica um estudo da Johns Hopkins University School of Medicine, nos Estados Unidos.

Observando estudos realizados ao longo de cinco décadas, os pesquisadores descobriram que um ataque cardíaco não estava ligado a problemas cognitivos ("pensamentos") imediatos, mas observaram um declínio mais rápido do que o normal da saúde do cérebro nos anos seguintes. Esse declínio na cognição global após um ataque cardíaco foi equivalente a cerca de seis a 13 anos de envelhecimento mental.

Para estudar o impacto do ataque cardíaco na cognição - a capacidade de pensar e raciocinar - os pesquisadores fizeram uma análise combinada de seis grandes estudos de adultos conduzidos entre 1971 e 2019. Eles usaram um sistema de pontos para medir a cognição global ou geral dos participantes ao longo do tempo, seus memória e quão bem eles tomaram decisões cognitivas complexas, conhecidas como funcionamento executivo.

A amostra do estudo compreendeu mais de 30.000 pessoas que não tiveram um ataque cardíaco ou derrame e não tinham demência no momento da primeira avaliação. Entre eles, 1.033 depois tiveram um ataque cardíaco e 137 deles tiveram um segundo ataque cardíaco. Aqueles que sofreram ataques cardíacos eram mais propensos a serem mais velhos e do sexo masculino.

Segundo os pesquisadores, esses resultados mostram que a prevenção do declínio cognitivo vai além de cuidar apenas do cérebro, e deve focar na saúde como um todo, incluindo a prevenção de ataques cardíacos.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2023.1331.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários