Notícias de saúde

BRASIL: Brasil e Bolívia Discutem Combate à Dengue na Fronteira

São Paulo, 14 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). Começou ontem na cidade boliviana de Cobija, próxima ao estado do Acre, a primeira reunião formal para discutir a cooperação brasileira para combate à dengue na região de fronteira. Participaram do encontro representantes dos governos do Brasil e da Bolívia e técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Consta da agenda de reuniões a organização de um sistema de informações sobre o número de casos de dengue na fronteira e a emissão de um boletim mensal de notificações, além da criação de um sistema de monitoramento entomológico para identificar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

Os técnicos brasileiros também vão oferecer ao governo boliviano cursos de capacitação para o combate ao mosquito e treinamento de agentes comunitários de saúde.

Prevenção no Sambódromo

Agentes de saúde do Rio de Janeiro iniciaram no Sambódromo uma busca de focos do mosquito transmissor da dengue, o "Aedes aegypti". Durante a ação preventiva nas instalações do local onde acontece a maior festa brasileira, 20 profissionais percorreram as imediações para combater possíveis focos do mosquito.

Os agentes utilizaram máquina costal para inspeção em lugares fechados e carro fumacê para locais abertos. Somente este ano já foram notificados 329 casos de dengue na capital carioca, sendo que dez foram confirmados, uma do tipo hemorrágica.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários