Notícias de saúde

Fumantes têm Baixos Níveis de Proteína Protetora do Coração

NEW YORK,(Reuters Health) - Comparados com não fumantes, fumantes têm níveis menores da paraoxonase (PON), uma proteína sanguínea que fornece um meio de proteção contra doenças da artéria coronária.

Os resultados do estudo "são altamente consistentes com a hipótese de que modificações do PON sérico pode ser um mecanismo pelo qual os fumantes aceleram o processo que leva a doença arterial", de acordo com o Dr. Richard W. James e sua equipe do Hospital Universitário em Geneva, Suíça.

PON, uma enzima ligada ao HDL (colesterol "bom"), pode ter função na proteção contra os danos produzidos pelo LDL (colesterol "mau") e contribuindo assim contra a doença arterial. PON sérico baixo foi recentemente identificado como um fator de risco significativo para doença arterial coronária, explicam os autores.

Os pesquisadores estudaram a atividade da PON e a concentração nos corações dos pacientes e pessoas saudáveis, focalizando as diferenças entre atuais fumantes, ex-fumantes e os que nunca fumaram. Os achados estão publicados no Circulation: Journal of the American Heart Association.

A doença arterial coronariana foi mais provável de não estar presente entre os que nunca fumaram (ausência em 29,7%) do que os atuais fumantes (19,7%) e ex-fumantes (15,0%). Atuais e ex-fumantes também têm baixos níveis de HDL.

A atividade da PON foi significativamente menor entre atuais fumantes do que entre os ex-fumantes ou os que nunca fumaram, concentrações normais de PON foram menores em fumantes do que ex-fumantes ou não fumantes

Uma vez que eles pararam de fumar, a atividade e concentrações de PON de ex-fumantes ainda foram baixas nos três meses seguintes depois de ter deixado o fumo, mas depois de 2 anos os seus níveis se aproximam das pessoas que nunca fumaram.

Para testar sua teoria de que a PON protege de danos causado pelo oxigênio reativo (ou oxidante) no sangue através do LDL, os pesquisadores misturaram HDL contendo altas concentrações de PON com LDL e deixaram exposto aos oxidantes. Como esperado, altas concentrações de PON, assim como as diferenças entre fumantes e não fumantes, protegem contra os danos do LDL.

Os resultados são consistentes sugerindo que fumar altera os níveis de PON aumentando o risco de doença arterial coronariana devido a diminuição da capacidade de proteger os danos causados por LDL e outras lipoproteínas pelos oxidantes no corpo, concluíram os autores.

Mas entre ex-fumantes, níveis de PON aumentam com o tempo. "Dentro de 2 anos ao largar o fumo, concentrações e atividade de paraoxonase em ex-fumantes é comparada aos indivíduos que nunca fumaram".

"A inovação em nosso estudo é que ele mostra fumantes não somente como criadores de LDL mais tóxico pela produção de radicais livres, mas também enfraquece um dos meios de limitar a oxidação do LDL", conclui o Dr. James.

Os pesquisadores também notaram que diabetes e idosos são associados com níveis menores de PON.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários