Notícias de saúde

Por que homens têm maior probabilidade de ter Covid grave?

02 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Uma nova pesquisa realizada por uma equipe de pesquisadores do Consórcio de Infecções Emergentes e Pandêmicas (EPIC, na sigla em inglês) da Universidade de Toronto descobriu razões biológicas subjacentes às diferenças nos resultados da Covid-19 entre homens e mulheres, oferecendo uma nova estratégia promissora para prevenir a doença.

A pesquisa pré-clínica, publicada na revista iScience, ainda não foi replicada em humanos, mas aponta para a proteína ACE2 como um importante contribuinte para as diferenças nos resultados da Covid-19 entre homens e mulheres.

Durante os primeiros dias da pandemia, os médicos notaram que os homens tinham mais chances do que as mulheres de serem hospitalizados ou admitidos na UTI ou de morrer de Covid-19, apesar de terem taxas de infecção semelhantes. Esse padrão se manteve em todas as faixas etárias e em países ao redor do mundo.

Localizada na superfície externa da célula, a ACE2 desempenha um papel importante no controle da pressão sanguínea e inflamação e na proteção dos órgãos contra danos causados por inflamação excessiva. Durante uma infecção por SARS-CoV-2, a proteína spike do coronavírus se liga à ACE2 para entrar na célula.

O gene que codifica a proteína ACE2 está localizado no cromossomo X, o que significa que as mulheres têm duas cópias do gene e os homens têm apenas uma. Em tempos de saúde, a cópia extra do gene para ACE2 não parece fazer diferença – os pesquisadores encontraram níveis semelhantes de proteína ACE2 em homens e mulheres saudáveis.

Após uma infecção por SARS-CoV-2, no entanto, eles observaram uma diminuição dramática na ACE2 em homens, enquanto os níveis permaneceram consistentes nas mulheres, sugerindo que a cópia adicional do gene ACE2 no cromossomo X está ajudando a compensar e manter altos níveis de proteína nas mulheres.

As mudanças nos níveis de ACE2 também foram correlacionadas com uma diminuição na sinalização hormonal do estrogênio em homens, o que também pode contribuir para as diferenças específicas de gênero nos resultados da Covid-19.

Para testar se os baixos níveis de ACE2 eram responsáveis pelos resultados mais graves observados em homens com Covid-19, os pesquisadores desenvolveram uma abordagem terapêutica usando um inalador para administrar diretamente proteínas ACE2 produzidas em laboratório nos pulmões. Homens que receberam uma dose diária de ACE2 após a infecção por SARS-CoV-2 tiveram menos vírus nos pulmões, menos lesões pulmonares e níveis mais altos de sinalização de estrogênio.

Juntos, esses resultados fornecem uma imagem mais clara de como a cópia extra do gene ACE2 e os níveis mais altos de estrogênio nas mulheres trabalham juntos para protegê-las de casos mais graves de Covid-19.

A dose extra de ACE2 administrada pelo inalador serve como um atrativo para se ligar ao coronavírus, impedindo-o de entrar nas células e, ao mesmo tempo, mantendo as proteínas ACE2 nativas livres para exercer efeitos protetores.

Fonte: iScience. DOI: 10.1016/j.isci.2023.107470.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários