Notícias de saúde

Vaping pode aumentar o risco de Covid-19 grave entre jovens saudáveis

24 de julho de 2023 (Bibliomed). Jovens saudáveis que usam vape ou fumam podem estar se colocando em maior risco de desenvolver Covid-19 grave, indica pesquisa da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores examinaram o plasma sanguíneo coletado antes da pandemia de 45 não fumantes, 30 vapers e 29 fumantes de cigarro. Os investigadores testaram o plasma para medir os níveis de proteínas já identificadas que o vírus Covid-19 precisa para se replicar. Essas proteínas são conhecidas como ACE2, furina, Ang II, Ang 1-7, IL-6R, sCD163 e L-selectina. Uma proteína chamada ADAM17 regula coletivamente essas três últimas proteínas.

Os resultados mostraram que o plasma de jovens saudáveis que fumam tabaco ou vape tinham níveis aumentados de furina, sCD163 e L-selectina, em comparação com não fumantes. As descobertas sugerem que pode haver aumento da atividade das proteínas furina e ADAM17 nas células do sistema imunológico e nas células da superfície, como as que revestem os pulmões, em jovens fumantes e vapers saudáveis.

Tanto fumar tabaco quanto cigarros eletrônicos podem predispor as pessoas a um aumento da inflamação, desenvolvimento futuro de Covid-19 grave e complicações cardiovasculares persistentes. Segundo os autores, esses resultados mostram que os cigarros eletrônicos - que estão se popularizando entre os jovens - são tão perigosos quanto o tabaco tradicional.

Fonte: Journal of Molecular Medicine. DOI: 10.1007/s00109-023-02286-8.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários