Notícias de saúde

BRASIL: Cientistas Afirmam que Mutação Genética Determina o Acordar Cedo

São Paulo, 18 de Janeiro (eHealthLA). Segundo estudo publicado na revista Science, pesquisadores do Howard Hughes Medical Institute na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriram um gene que controla o ciclo do sono. A pesquisa analisou gerações de uma família que sofre da Síndrome de Fase de Sono Avançada de Origem Familiar (FASPS) e afirmou que o distúrbio é causado por um gene que muda apenas um entre 1.000 aminoácidos para fazer uma proteína chamada hPer2. A mutação genética faz com que seus portadores despertem as cinco da manhã e se deitem antes das oito da noite.

Para os pesquisadores, entender a atuação do gene e encontrar formas de bloqueá-la poderiam ajudar no tratamento de diversos distúrbios, como a insônia e as alterações do sono relacionadas com a idade. Também seria útil para os trabalhadores em turnos de trabalho e quem precisa mudar o horário de repente, disseram os pesquisadores.

Trabalho Noturno X Relógio Biológico

Uma das pesquisas do departamento de Cronobiologia da Universidade de São Paulo (USP), comandada pelo professor Luiz Menna Barreto, aponta uma possível redução na expectativa de vida das pessoas que exercem profissões noturnas durante muitos anos. Por enquanto, o experimento mostrou que moscas de fruta (drosófilas), têm expectativa de vida reduzida de 10% a 20% quando submetidas a esquemas de iluminação em turnos alternantes.

As conseqüências do trabalho noturno continuado ainda não são totalmente conhecidas, mas é comprovada a existência de distúrbios derivados da alternância de turnos, como alteração de humor (aumento da irritabilidade, impaciência, etc.), distúrbios de sono (insônia, sonolência diurna), quadros depressivos, perturbações gastro-intestinais, quadros de hipertensão arterial. "A mudança no relógio biológico pode alterar outras atividades básicas como sentir fome e sono nas horas mais inusitadas, ou como o funcionamento do intestino não seguir nenhuma rotina", explica Menna Barreto.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários