Notícias de saúde

Menor Ganho de Peso Pode Elevar o Risco de Morte Súbita Infantil

NEW YORK, (Reuters Health) – Enquanto o nascimento com baixo peso tem sido relacionado à síndrome de morte súbita infantil (SIDS), novas pesquisas sugerem que o menor ganho de peso depois do nascimento também aumenta o risco de SIDS.

O achado pode ser importante porque o menor ganho de peso pode ser detectar no exame de rotina na sexta semana de vida.

Em um estudo de 247 casos de SIDS, pesquisadores Ingleses descobriram que estas crianças tiveram ganho de peso menor comparado com um grupo de 1.110 lactentes saudáveis. Quase 30% das crianças com SIDS estavam significativamente abaixo da média de ganho de peso. Além disso, o menor ganho de peso foi um risco somente em lactentes com peso normal ao nascimento. O Dr. Peter S. Blair e colegas, do Royal Hospital for Children em Bristol, Reino Unido, descreveram seus achados no Archives of Disease in Childhood.

Principal causa de morte em crianças entre 1 mês e 1 ano de idade, a SIDS tem vários fatores de risco. Além do baixo peso ao nascer, dormir sobre o estômago, exposição a fumaça de cigarro são outros fatores que classificam o lactente como de alto risco.

O estudo atual lembra que o menor ganho de peso no início da vida é ainda outro fator de risco para SIDS, apesar de um peso normal ao nascer.

O estudo sobre morte súbita infantil encorajou os pais a “utilizar-se de todos os controles de saúde disponíveis para suas crianças, incluindo o exame usualmente feito aos 45 dias do nascimento. Desta maneira, qualquer problema potencial pode ser identificado”.

A equipe do Dr. Blair também percebeu que a amamentação nas primeiras semanas de vida foi mais comum entre os bebês saudáveis e naqueles com SIDS com baixo peso ao nascer. Isto, entretanto, não explica o menor ganho de peso em bebês com peso normal ao nascer.

O menor ganho de peso por si só pode não ser um fator predisponente de SIDS. “O menor ganho de peso, deveria ser visto como vinculado aos fatores que fazem uma criança vulnerável a SIDS”, e ambos são causa e conseqüência de saúde debilitada, acrescentam os autores.

Fonte: Archives of Disease in Childhood 2000;82:462-469.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários