Notícias de saúde

Quais os fatores de risco para sufocamento infantil?

19 de junho de 2023 (Bibliomed). Poucos estudos examinaram os fatores de risco para mortes infantis súbitas e inesperadas desde 2000. Os estudos que examinam os fatores de risco para asfixia relacionada ao sono independentemente de mortes infantis inexplicadas também são limitados.

Este estudo examinou a associação entre práticas inseguras de sono infantil e mortes súbitas de bebês, incluindo sufocamento relacionado ao sono e causas inexplicáveis, incluindo a síndrome da morte súbita infantil.

Os pesquisadores usaram dados do dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos de 2016 a 2017. Os controles eram bebês nascidos vivos do Sistema de Monitoramento de Avaliação de Risco na Gravidez; os casos eram do Registro de Casos de Morte Súbita Infantil Inesperada.

Foram incluídos 112 casos de asfixia relacionados ao sono com 448 controles pareados por idade e 300 casos de morte infantil inexplicável com 1.200 controles pareados por idade. As chances ajustadas de sufocamento relacionado ao sono variaram de 18,7 entre bebês que não dividem o quarto com a mãe ou cuidador a 1,9 entre bebês com posicionamento não supino no sono. As chances ajustadas de morte inexplicada variaram de 7,6 entre bebês que não dividem o quarto com a mãe ou cuidador a 1,6 entre bebês não posicionados em posição supina.

O estudo confirmou os fatores de risco previamente identificados para morte infantil inexplicada e fatores de risco estimados independentemente para sufocação relacionada ao sono. A significância das associações para sufocamento seguiu padrões semelhantes, mas foi de maior magnitude. Essas informações podem ser usadas para melhorar as orientações acerca do sono infantil seguro.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-057771.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários