Notícias de saúde

ONU Detecta Radioatividade em Kosovo

09 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A Organização das Nações Unidas (ONU) disse na sexta-feira que encontrou evidências de radioatividade em oito dos 11 locais submetidos a testes em Kosovo que foram afetados por munição com urânio empobrecido da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) durante bombardeios de 1999.

A descoberta de radioatividade nos locais foi obtida a partir de resultados preliminares de testes que ainda estão sendo conduzidos em laboratórios do Programa Ambiental das nações Unidas (Unep).

"Os resultados finais só serão conhecidos quando o relatório da Unep for publicado em 2001, mas há evidências preliminares suficientes para que sejam tomadas precauções ao lidar com urânio empobrecido ou com os locais onde esse tipo de munição pode estar presente", disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric.

Poeira de urânio e munição não detonada também foram detectadas, disse o jornal alemão TAZ na sexta-feira. O jornal afirmou ter obtido uma cópia de um relatório do Unep datado de 29 de dezembro de 2000.

A Otan vem sendo pressionada por vários governos europeus quanto a alegações de que o urânio empobrecido usado em armas causara a morte ou doenças em soldados da força de paz nos Bálcãs, a chamada "síndrome dos Bálcãs".

Os distúrbios de saúde apareceram nas manchetes depois que seis soldados italianos que serviram na ex-Iugoslávia ficaram com leucemia e morreram, depois de exposição à munição usada.

Um relatório da ONU de maio afirmava que a maior parte da água de Kosovo poderia estar contaminada, e que a limpeza da província custaria bilhões de dólares. A ONU advertia seus funcionários a não se aproximarem de nenhum alvo que pudesse ter sido atingido por uma arma de urânio empobrecido.

Jatos de ataque dos Estados Unidos dispararam cerca de 31 mil projéteis de munição de urânio empobrecido contra alvos sérvios durante a campanha de 1999. Cerca de 10 mil projéteis foram disparados na Bósnia em 1994-95.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários