Notícias de saúde

Artérias Endurecidas Podem Causar Depressão em Idosos

27 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). A depressão em idosos tem sido relacionada ao risco de doenças cardíacas e derrame, mas uma nova pesquisa indica que existe um papel inverso em alguns casos -- a doença arterial pode desencadear a depressão em alguns idosos.

A relação entre a depressão e outras doenças crônicas é complexa. Por exemplo, muitas pessoas sofrem de depressão após um derrame. E pesquisas sugerem que a depressão pode ser um importante fator de risco para um segundo derrame. Agora, um estudo baseado nas autópsias de 40 pessoas sugere que artérias endurecidas e estreitas no cérebro podem contribuir para a depressão.

As descobertas de Alan J. Thomas e sua equipe, do Hospital Geral de Newcastle, em Newcastle, Reino Unido, estão na edição de janeiro de Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

Os cientistas analisaram as autópsias de 20 pessoas que foram diagnosticadas com depressão grave e as compararam com as de 20 pessoas sem histórico de depressão. Todas tinham 60 anos ou mais quando morreram.

Thomas e sua equipe descobriram que as pessoas depressivas eram mais propensas a ter artérias doentes -- principalmente no cérebro -- comparadas com pessoas sem depressão. A relação se manteve mesmo quando os pesquisadores consideraram outras condições como doenças cardíacas, pressão sanguínea alta e diabete.

Os resultados de um estudo publicado no ano passado indicaram que pequenos bloqueios nos vasos sanguíneos cerebrais poderiam causar depressão em alguns idosos. Esses pesquisadores, que analisaram cerca de 3.700 pacientes, levantaram a hipótese de que os bloqueios interromperam os sinais entre diferentes áreas cerebrais, possivelmente explicando sua relação com a depressão.

Como os bloqueios poderiam levar ao derrame, o estudo sugeriu que o tratamento dos fatores de risco de derrame poderia aliviar a depressão.

Se as atuais descobertas forem confirmadas por outros estudos, idosos depressivos podem precisar fazer exames para doença arterial, concluíram Thomas e sua equipe.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários