Notícias de saúde

Exercícios Mantêm as Artérias Como Novas

NEW YORK, (Reuters Health) – Não é segredo para ninguém que a vida fisicamente ativa pode reduzir o risco de doença cardíaca, e agora os resultados de um novo estudo sugerem que os benefícios dos exercícios podem ser devidos em parte à capacidade de bloquear o envelhecimento dos vasos sangüíneos relacionado à idade.

O estudo encontrou que atletas idosos tendem a apresentar vasos sangüíneos muito mais saudáveis do que seus parceiros sedentários. De fato, os exercícios podem fazer com que alguém de 60 anos de idade tenha artérias iguais às de alguém de 40 anos, disse o autor do estudo à Reuters Health.

De acordo com o Dr. Stefano Taddei, da University of Pisa na Itália, o revestimento interno dos vasos sangüíneos, chamado endotélio, desempenha um papel essencial no sistema cardiovascular. O endotélio produz uma substância chamada óxido nítrico, que ordena que os vasos sangüíneos se relaxem quando o coração precisa de mais sangue.

Mas o espessamento das artérias e os coágulos sangüíneos podem ocorrer se o endotélio começar a se deteriorar, o que pode levar à doença cardíaca e derrame cerebral.

O estudo atual mostrou que os exercícios podem manter o endotélio em forma, garantindo a disponibilidade de quantidades suficientes de óxido nítrico.

No estudo, o Dr. Taddei e colaboradores testaram o funcionamento dos vasos sangüíneos em 12 jovens (idade média 37 anos) e 12 idosos (idade média 63 anos) sedentários e 11 atletas jovens e 14 atletas idosos. Os atletas eram corredores de longa distância, ciclistas ou triatletas. Todos os participantes receberam uma dose de acetilcolina, uma substância que causa relaxamento dos vasos sangüíneos que é proporcional à produção suficiente de óxido nítrico.

Em ambos os grupos de jovens, os vasos sangüíneos responderam de forma semelhante à acetilcolina, relatam os pesquisadores na revista Circulation: Journal of the American Heart Association. Nos idosos, contudo, a resposta foi muito mais fraca nas pessoas sedentárias do que nos atletas. Idosos não atletas também se saíram pior em outro exame que media a liberação de óxido nítrico.

Os pesquisadores também relataram que pessoas idosas que não se exercitam parecem apresentar níveis mais altos de radicais livres no sangue. Estas moléculas circulam no sangue e estão envolvidas na formação de placas de gordura que podem bloquear as artérias. Os resultados dos exames não mudaram em ambos os grupos de jovens ou em atletas idosos quando receberam uma dose de vitamina C – que neutraliza os efeitos dos radicais livres. Mas, nos idosos sedentários, a resposta foi muito mais forte após o tratamento com vitamina C, sugerindo que níveis de radicais livres eram altos.

Em seus comentários à Reuters Health, o Dr. Taddei reafirmou a importância dos exercícios para manter os vasos sangüíneos saudáveis. “Quanto exercício é necessário realizar para obter um efeito benéfico? Não é necessário ser atleta, mas é muito importante ser regular e praticar o máximo possível”, disse ele. O Dr. Taddei recomendou a participação em exercícios aeróbicos, como jogging, ciclismo, natação ou tênis, por pelo menos 30 minutos três vezes por semana, e então eventualmente todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana.

Fonte: Circulation 2000;101.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários