Notícias de saúde

Brasil: Pesquisas Comprovam que o Tabaco Rouba Nutrientes do Organismo

São Paulo, 15 de Dezembro de 2000(eHLA). Pesquisas do departamento de Nutrição da Universidade de Porto Rico mostraram que o cádmio, componente do cigarro, diminui a quantidade de selênio, betacaroteno, vitaminas E, e do complexo B. Esse nutrientes agem como antioxidantes e combatem os radicais livres, que agridem o DNA das células, detonando males como o câncer. Segundo Fernando Feldman, médico ortomolecular de São Paulo, o organismo ainda utiliza estes compostos para neutralizar as próprias substancias nocivas do cigarro. Por isso que fuma precisa de uma alimentação especial. "Vinte cigarros por dia anulam cerca de 40% das necessidades diárias de vitamina C", explica o médico.

Dieta do Fumante

Um estudo japonês publicado recentemente comprovou que a ingestão freqüente de feijão e queijo de soja, o tofu, pode reduzir o risco de tumores no pulmão. Agora, pesquisadores da Universidade de São Paulo provaram que consumir uma castanha-do-pará por dia supre as necessidades de selênio do organismo. O mineral evita a propagação de tumores. Peixes, moluscos, carnes, aves e trigo também são boas fontes de selênio.

Controle de Peso para Ex-Fumantes

Em geral quem para de fumar engorda. Segundo um estudo da cardiologista Jaqueline Scholz Issa, do Instituto do Coração em São Paulo, quem larga o vicio ganha cerca de 3 quilos em um ano. "Em 10 anos alguns pacientes chegam a engordar 8 quilos", diz a médica. Segundo a pesquisadora, as causas para o aumento de peso são - a comida volta a ter sabor, o ex-fumante troca o cigarro por comida para aliviar a ansiedade e a nicotina faz o corpo queimar maior quantidade de calorias.

Para baixar a ansiedade a médica aconselha a comer muitas frutas, tomar muita água (pelo menos 2 litros por dia) e diminuir o consumo de café e bebidas alcóolicas. "Mastigar cravo e escovar os dentes também ajudam", explica Issa.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários