Publicidade

Notícias de saúde

Desvendado Papel de Poteína que Pode Ajudar a Tratar Aids

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma proteína encontrada em células humanas parece desempenhar um papel crucial na replicação do HIV e o seu bloqueio pode ajudar a combater o vírus que causa Aids, afirmam cientistas.

A proteína é conhecida como ubiquitina e sua função normal é encaminhar proteínas envelhecidas para destruição pelo proteassoma, o sistema de reciclagem da célula.

Três novos estudos demonstram que a proteína também desempenha um papel inesperado no ciclo de vida do HIV e de outros vírus.

As descobertas estão publicadas na edição de 21 de novembro de Proceedings of the National Academy of Sciences.

Em um estudo com células cultivadas em laboratório, pesquisadores usaram substâncias químicas para bloquear o sistema de proteassoma e prevenir a formação de ubiquitina.

Eles descobriram que novas partículas de HIV -- que, normalmente, "brotam" da superfície de uma célula humana infectada -- têm dificuldade de se desprender da célula infectada.

Quando elas conseguiram escapar, os novos vírus pareciam ter dificuldade em infectar novas células, de acordo com Ulrich Schubert, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid), em Bethesda, Maryland, e sua equipe.

"Esta descoberta dá outro exemplo de como o HIV manipula as células T para sua própria sobrevivência e traz novas informações sobre um tipo de interação vírus-célula pouco entendida", disse o diretor do Niaid, Anthony Fauci, em comunicado liberado pelos Institutos Nacionais de Saúde.

Em um segundo estudo, Bettina Strack, do Instituto de Câncer Dana-Farber, em Boston, Massachusetts, e associados descobriram que uma proteína do HIV conhecida como Gag, que é importante no desenvolvimento e na liberação de novos vírus, parece se fundir à ubiquitina. A fusão pode desempenhar um papel na replicação de outros vírus, incluindo o vírus Ebola.

Um terceiro estudo, conduzido por Akash Patnaik e sua equipe, da Escola de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia, em Hershey, demonstrou que a ubiquitina também é usada no desenvolvimento de um vírus aviário que causa câncer -- o vírus do sarcoma de Rous -- sugerindo que a ubiquitina pode ser um elemento crucial no ciclo de vida de uma variedade de vírus.

Esses resultados "fornecem uma potencial estratégia farmacêutica para interferir na replicação de retrovírus", concluíram Schubert e sua equipe.

O especialista em ubiquitina, Volker Vogt, da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York, concorda com os pesquisadores, em um comentário relacionado.

"Pode acontecer, como aconteceu com frequência na história da virologia, da decifração do modo como o vírus se apodera do maquinário celular levar a descobertas sobre processos celulares fundamentais que são difíceis de serem atingidos."

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: