Notícias de saúde

Pressão alta na gravidez pode proteger filho contra câncer no testículo?

07 de novembro de 2008 (Bibliomed). Filhos de mulheres que tiveram pressão alta severa na gravidez – condição conhecida como pré-eclâmpsia – podem ter menor risco de desenvolver câncer de testículo, segundo estudo publicado na revista científica Cancer Research.

Avaliando 293 casos de câncer testicular e dados de 861 homens sem o câncer, pesquisadores suecos e italianos descobriram que filhos de mulheres que tiveram forte aumento da pressão durante gravidez pareciam ter uma redução de mais de 70% no risco de desenvolver câncer de testículo. E os filhos de mulheres que tiveram um aumento mais leve tinham 62% maior risco.

Embora as razões não estejam claras, os autores especulam que uma reação em cadeia poderia explicar o processo – uma disfunção na placenta causaria um aumento na pressão e/ou um estreitamento dos vasos sangüíneos; e isso, por sua vez, levaria a uma redução na produção de estrogênio, o que reduziria os riscos de câncer testicular no filho. Além disso, a redução nos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana poderia também cumprir um papel.

De qualquer forma, segundo os pesquisadores, as mães não devem se preocupar com essa relação, pois o fato de não ter hipertensão na gravidez não significa colocar o filho sob maior risco do câncer. E a pré-eclâmpsia, que aumenta os riscos de complicações na gravidez, por si só, não protege contra o câncer de testículo.

Para o pesquisador Andreas Pettersson, líder do estudo, as descobertas provavelmente “têm poucas implicações clínicas e cotidianas”, mas ajudará os cientistas a desvendar os fatores que contribuem para o câncer testicular.

Fonte: Cancer Research. Novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários