Notícias de saúde

Biotecnologia Deve Criar Mercado de US$ 9 bi em 2003

HINXTON (Reuters) - A IBM estima que o mercado de tecnologia para as biociências deve saltar de 3,5 bilhões de dólares neste ano para 9 bilhões de dólares em 2003.

O grande responsável por esse crescimento é o sequenciamento do genoma humano, já que processar a sequência das trilhões de letras do nosso código genético significa lidar com terabytes de informações. Estima-se que o volume de dados processados dobrará a cada seis meses.

A companhia está trabalhando em produtos especiais para o mercado. Atualmente, a IBM investe 100 milhões de dólares num supercomputador conhecido como Blue Gene, desenhado para simular o encadeamento das proteínas que compõem o DNA.

Para se ter idéia do poder desse supercomputador, basta dizer que ele é 1.000 vezes mais poderoso do que o Deep Blue, que, em 1997, enfrentou --e venceu-- o maior jogador de xadrez de todos os tempos, o russo Gary Kasparov. Mesmo assim, o Blue Gene levará um ano para calcular todas as possíveis combinações no encadeamento das proteínas.

Outras empresas também já despertaram para o novo mercado. Grande rival da IBM, a Compaq é uma das maiores fornecedoras de servidores para o setor. E planeja agora investir 100 milhões de dólares em novas companhias de biotecnologia.

Além dos produtores de máquinas poderosas, as companhias de software estão atentas ao crescimento do mercado. Ao lado das pesquisas acadêmicas para mapear o genoma humano, indústrias como a farmacêutica e a agroquímica vão ampliar sua demanda por supercomputadores, conforme forem aplicando as descobertas genéticas em seus produtos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários