Notícias de saúde

Aids Deverá Causar uma Morte por Minuto na África do Sul

Por Jeremy Lovell

CIDADE DO CABO, África do Sul (Reuters) - Dentro de cinco anos, um sul-africano morrerá em decorrência da Aids a cada minuto, a menos que seja tomada uma ação para refrear a doença e tratar suas vítimas, disse uma empresa de seguros na quarta-feira.

"Em 2005 haverá seis milhões de pessoas infectadas com o HIV e mais de 1.600 mortes por dia por causa da Aids na África do Sul", disse Wayne Myslik, da Lifeworks, durante um seminário para divulgar as estatísticas.

"A África do Sul tem a epidemia de Aids mais rápida do que qualquer outro país no mundo. Um em cada cinco adultos no país já está infectado e a taxa de infecção aumenta para dois mil por dia", ele acrescentou.

Myslik disse que, embora várias pessoas tenham consciência da seriedade da situação, o país está sendo omisso.

Ele disse que a Lifeworks, fundada pela indústria de seguros para investigar a epidemia, projetou um programa de computador simples para mostrar o que deve ser feito em termos de tratamento da doença e para mudar o estilo de vida dos empregados para prevenir a contaminação.

O Aids Impact Calculator -- disponível no site da companhia www.lifeworks.co.za -- mostra o que ocorrerá com as companhias se nada for feito sobre o assunto.

Segundo Myslik, cerca de 40 por cento da folha de pagamento das companhias sul-africanas são gastos na saúde dos funcionários. A Lifeworks calculou que a abstenção por causa do HIV custa às firmas 15 por cento da folha de pagamento por ano.

Educação no local de trabalho e mudança no estilo de vida e no comportamento sexual dos sul-africanos são vitais, assim como a remoção do estigma ligado ao portador da doença para que ela seja tratada adequadamente.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários