Notícias de saúde

FDA Aprova Droga Para Prevenir Resfriado

Por Doug Macron

NOVA YORK (Reuters Health) - A Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana para controle de drogas e alimentos dos EUA, aprovou o Tamiflu (oseltamivir fosfato) para a prevenção da gripe, segundo os responsáveis pelo desenvolvimento da droga nos laboratórios Hoffman-LaRoche e Gilead Sciences.

Com a liberação, o Tamiflu se torna a única opção aprovada tanto para o tratamento quanto para a prevenção da gripe.

De acordo com os laboratórios, os testes clínicos mostraram que o Tamiflu é mais de 92 por cento eficaz na prevenção da gripe em adolescentes, adultos e idosos que tomaram a droga uma vez ao dia.

"A prevenção usa a mesma cápsula que o tratamento", explicou um porta-voz da Roche à Reuters Health. "A dosagem é diferente da usada no tratamento, onde 75 mg são usados duas vezes ao dia por cinco dias. Para a prevenção, é 75 mg uma vez ao dia por sete dias, depois da exposição e uma vez ao dia por 42 dias tanto para proteção sazonal quanto para surtos", disse o representante da empresa.

Embora o Tamiflu possa ser usado para proteção a longo prazo contra a gripe, o porta-voz reiterou a advertência da Roche de que o Tamiflu não é um substituto para vacinação contra a gripe.

"No inverno (verão no Hemisfério Sul) poderá haver áreas do país atingidas pela gripe sem vacinas disponíveis e, aí, o Tamiflu seria uma alternativa", explicou o porta-voz.

Desde o verão, funcionários dos serviços de saúde dos Estados Unidos, estão alertando a população sobre a possível falta de vacinas contra gripe. Usado na prevenção da gripe, o Tamiflu poderia dar uma proteção adicional para certos grupos de alto risco, como os idosos.

O Tamiflu recebeu a primeira aprovação da FDA em outubro de 1999 como tratamento para gripe em adultos e, desde então, conquistou 30 por cento do mercado de antigripais, superando seu rival mais próximo, o inalante Relenza (zamivir), da Glaxo Wellcome, no mercado dos Estados Unidos.

Em breve, o fabricante do Tamiflu vai tentar liberar o medicamento para adolescentes com 13 anos de idade ou mais.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários