Notícias de saúde

Brasil: Medicamento Contra Gripe Recebe Aval do FDA para Uso Pediátrico

São Paulo, 9 de Janeiro de 2001(eHLA). O U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso do antiviral Tamiflu, para o combater a gripe em crianças a partir de 1 ano de idade. A aprovação do medicamento foi confirmada a partir dos resultados de estudos com mais de mil crianças, demonstrando os benefícios do antiviral nesta faixa etária. A indicação é para tratamento da doença provocada pelo vírus influenza, devendo ser utilizado até 48 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas. A cada ano, uma em cada três crianças desenvolve a gripe. “A incidência da doença em crianças é bem maior do que em adultos”, explica o Dr. Keith Reisinger, do Pittsburgh Paediatric Research e um dos responsáveis pela pesquisa.

Os estudos mostraram que o medicamento reduz em cerca de 30%, a duração da gripe nas crianças. As que receberam a nova droga retomaram uma vida normal quase dois dias antes das outras. Além disso, houve redução de mais de 40% nos casos de otite média aguda (infecção de ouvido), uma das conseqüências mais incômodas da gripe nas crianças.

O uso pediátrico é a terceira indicação do produto, que já foi aprovado pelo FDA para tratamento de influenza em adultos e adolescentes. A versão pediátrica também poderá ser usada em adultos que tenham dificuldades para engolir.

Como o Vírus Ataca o Organismo

Depois de entrar pelo nariz ou pela boca, o vírus ataca as células que revestem o aparelho respiratório. Ele se multiplica até destruí-las. Essa perturbação faz o organismo reagir aumentando a produção de muco (coriza) no local. O vírus da gripe provoca, ainda, o aumento da temperatura e dores por todo o corpo. "Ao contrário do resfriado, na gripe os sintomas aparecem abruptamente", afirma Calil Farhat, infectologista pediátrico da Unifesp.

Segundo o especialista, uma das principais vítimas do influenza são os cílios no interior da traquéia. Danificados, eles passam a se movimentar lentamente. “Como sua função é varrer para fora micróbios e sujeira, a porta fica aberta para que o próprio vírus e outras bactérias alcancem o reduto pulmonar e causem a pneumonia, que pode levar à morte”, alerta Farhat. Anualmente, entre 10 mil e 40 mil pessoas morrem de pneumonia decorrente da gripe no Brasil.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários