Notícias de saúde

Humanos Possuem "Olho Mental", Afirmam Cientistas

Por Sarah Tippit

LOS ANGELES (Reuters). O humanos têm um "olho mental" através do qual neurônios retêm e relembram imagens visuais específicas, mesmo depois de as contemplar, de acordo com um estudo de dois anos divulgado na quarta-feira.

"Imagens visuais podem ser geradas em nosso olho mental sem estarmos realmente olhando a imagem", disse Itzhak Fried, neurocirurgião da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que conduziu a pesquisa em conjunto com o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

"Nosso estudo revela que os neurônios que são ativados quando uma pessoa vê uma fotografia de Mona Lisa são, na verdade, os mesmos neurônios ativados quando a pessoa imagina Mona Lisa", explicou Fried.

Durante o estudo, os pesquisadores implantaram pequenos eletrodos no cérebro de nove pacientes com epilepsia para localizar o foco das convulsões. Os eletrodos foram colocados em partes do cérebro envolvidas na memória e no comportamento social.

Os cientistas registraram a atividade de 276 neurônios, células cerebrais, após pedir aos pacientes para imaginar imagens mostradas a eles anteriormente.

Os pesquisadores descobriram que neurônios de certas áreas cerebrais -- hipocampo, amígdala, córtex entorrinal e giro para-hipocampal -- alteraram seletivamente os padrões de ativação dependendo das figuras imaginadas.

Quando os pacientes imaginavam essas imagens, o padrão de ativação dos neurônios era tão alto quanto no momento em que eles estavam realmente olhando essas imagens.

"A atividade pode representar uma recuperação da informação da fotografia da memória ou a manutenção da imagem visual durante a imaginação", afirmou Fried.

"Dado o papel proeminente do lobo temporal medial na memória, parece possível que estes neurônios possam ser ativados durante o armazenamento de informações visuais selecionadas e mais tarde reativados durante o...processo de recuperação exigido pela imaginação", acrescentou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários