Notícias de saúde

Perna 'Inteligente' Está Sendo Criada por Russos e Americanos

Por Alan Mozes

NOVA YORK (Reuters Health) - O governo norte-americano, a indústria privada e cerca de 120 cientistas russos que desenvolviam armas nucleares estão trabalhando juntos em um projeto para pesquisar, projetar e desenvolver uma "perna inteligente" avançada.

Contando com uma intrincada combinação de microprocessadores, juntas hidráulicas e motores eletrônicos, a perna vai imitar a maneira de andar humana em diversos tipos de terrenos.

Pesquisadores pretendem ter o novo dispositivo protético disponível para uso dentro de dois anos.

"Este é o terceiro de três projetos em próteses que estamos realizando com os russos, começando com um pé protético que atingiu a fase de ser usado por soldados que perderam o pé na Chechênia", disse Neil Singer, porta-voz do Laboratório Nacional Sandia, do Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos.

Com sede em Albuquerque, Novo México, o Sandia é um laboratório financiado pelo governo de propriedade da corporação Sandia, uma divisão da empresa Lockheed Martin.

"Este é um acordo único, em que você tem os recursos de dois laboratórios de Defesa com seus equipamentos mais modernos unindo esforços com a indústria privada norte-americana para fabricar dispositivos protéticos que estarão à frente do tempo", disse Singer à Reuters Health.

"Temos supercomputadores e os laboratórios mais avançados do mundo e, por uma quantidade relativamente pequena de material e esforço, você tem um resultado humanitário relativamente grande que pode ajudar pessoas", acrescentou Singer.

Segundo Singer, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sandia e os russos baseados no laboratório de armas nucleares Chelyabinsk 70 atende a uma necessidade que não vem sendo suprida atualmente.

Muitas das pessoas que sofrem com a perda de membros vivem em países do Terceiro Mundo -- aqueles que perderam seus membros em minas -- e as economias destes países não são sólidas o bastante para financiar uma base de pesquisa.

O objetivo do projeto é desenvolver uma tecnologia protética "ativa", usando sensores em pontos estratégicos ao longo da perna para reduzir a quantidade de força e energia que o usuário precisa para andar em terrenos irregulares, minimizando o risco de queda.

Os pesquisadores também estão trabalhando em uma nova conexão de ajuste próprio para que a perna se encaixe -- um que possa reduzir ferimentos de pressão resultantes da borracha da prótese contra o membro de contato do amputado.

O esforço conjunto de norte-americanos e russos está sendo financiado pelas Iniciativas para a Prevenção de Proliferação do DOE, que escala cientistas que estiveram envolvidos na corrida nuclear para trabalharem em projetos humanitários.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários