Notícias de saúde

Pesquisadores Aançam no Etudo da Composição da Memória

NOVA YORK (Reuters Health) - Como determinados momentos de uma vida inteira abrem seu caminho dentro do álbum de memória do cérebro? Segundo pesquisadores, a resposta pode estar em receptores cerebrais que trabalham para manter o passado vivo.

De acordo com estudos realizados com ratos, receptores chamados NMDA (N-metil-D-aspartato) parecem ter um papel fundamental na conversão das lembranças de curto prazo em memória duradoura, processo conhecido como consolidação da memória.

O receptor NMDA é exigido em certos tipos de aprendizado, mas sua função na consolidação da memória, que leva dias ou semanas para se desenvolver, ainda não havia sido estudada profundamente, informou a equipe de Eiji Shimizu, da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Para determinar a função do NMDA na formação da memória, os pesquisadores usaram técnicas genéticas para criar ratos com receptores NMDA que poderiam ser acionados ou não, dependendo da alimentação dos ratos. Em vários testes, o aprendizado foi prejudicado em ratos cujos receptores NMDA estavam desativados, mas eles aprenderam tanto quanto ratos normais quando os receptores eram ativados.

Os ratos empenhados em tarefas de aprendizado enquanto receptores estavam ativados, mais tarde, lembraram das tarefas se os receptores permaneciam acionados. Entretanto, se os receptores eram desligados depois do aprendizado, os animais esqueciam o que tinham aprendido.

A memória complexa, que ajuda a lembrar como reagir em uma situação particular, foi especialmente prejudicada pelo desligamento dos receptores NMDA, informaram os cientistas no artigo publicado na edição de 10 de novembro da revista Science.

Baseada nesses resultados, a equipe concluiu que vários ciclos de reforço da memória envolvendo os receptores NMDA são necessários para garantir que o aprendizado ficará gravado como memória de longo prazo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários