Notícias de saúde

Melatonina Pode Combater Insônia

Por Suzanne Rostler NOVA YORK (Reuters Health) - A melatonina, hormônio regulador do sono, não ajusta rapidamente o relógio biológico de quem viaja por vários fusos horários. Um estudo realizado com babuínos desmontou a idéia de que a melatonina, produzida pela glândula pineal na base do cérebro e vendida sob forma sintética, pode ajudar o viajante a superar os efeitos do jet lag e do envelhecimento.

"Constatamos que a melatonina, indicada por muitos para combater o jet lag, não altera o ciclo circadiano", afirmou Scott A. Rivkees, que chefiou a equipe de cientistas. No entanto, as conclusões do estudo sugerem que a melatonina pode ajudar a induzir ao sono, se ingerida à noite, de acordo com o trabalho publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Em entrevista à Reuters Health, Rivkees disse que o propalado alívio do jet lag pode, na verdade, estar associado a sua capacidade de induzir ao sono, uma vez que o vôo através de vários fusos horários pode causar problemas.

Os ritmos circadianos são ciclos baseados num relógio biológico cerebral. Viajar por vários fusos horários ou trabalhar no período noturno pode prejudicar esses ciclos naturais, provocando fadiga e comprometendo o rendimento do indivíduo. Rivkees e seu colega Haiping Hao, da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut, mediram os ritmos circadianos em três babuínos, que têm padrões de sono similares aos humanos. Os animais tomaram diferentes doses de melatonina em várias horas do dia ao longo de duas semanas.

Os cientistas monitoraram os padrões de atividade dos babuínos numa sala constantemente na penumbra e observaram se o tratamento com melatonina alterou o ciclo circadiano por meio do acompanhamento contínuo dos animais por mais 10 a 14 dias.

A melatonina não alterou os ciclos circadianos, mas induziu ao sono quando administrada durante a noite. A mesma dosagem dada durante o dia não provocou sonolência.

Outros estudos já tinham mostrado que a melatonina pode induzir o sono. Recentemente, pesquisadores afirmaram que o hormônio poderia restaurar os ciclos circadianos nos cegos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários