Notícias de saúde

Dose mais alta de melatonina pode melhorar o sono em idosos

15 de junho de 2022 (Bibliomed). O corpo produz naturalmente o hormônio melatonina, que ajuda a regular o ciclo sono-vigília de uma pessoa com a noite e o dia. Os níveis de melatonina atingem o pico à noite. Mas entre as pessoas mais velhas, os níveis do hormônio geralmente são mais baixos. A melatonina exógena é vendida sem receita e pode ser tomada antes de dormir como um suplemento dietético, geralmente na forma de pílula ou cápsula.

Mas até que ponto a melatonina é útil no tratamento dos distúrbios da insônia? Em um pequeno estudo de adultos saudáveis ??com 55 anos ou mais, 5mg de melatonina aumentaram o tempo total de sono em comparação com um placebo.

Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital conduziram o estudo em 24 idosos saudáveis ??para avaliar se um suplemento de melatonina em altas ou baixas doses poderia melhorar o sono. A equipe descobriu que a dose mais alta teve um impacto significativo, aumentando o tempo total de sono em comparação com o placebo em mais de 15 minutos para o sono noturno e em meia hora para o sono diurno. Os resultados foram publicados no Journal of Pineal Research.

Para avaliar rigorosamente os efeitos dos suplementos de melatonina, os autores do estudo se concentraram em idosos saudáveis, sem histórico de grandes queixas de sono. O estudo incluiu 24 participantes (13 mulheres, 11 homens) com idades entre 55 e 78 anos.

Durante o período de estudo de um mês, os participantes viveram em salas de estudo individuais sem janelas, relógios ou outras indicações de hora do dia. Os participantes seguiram um protocolo de dessincronia forçada - em vez de experimentar ciclos de 24 horas de dias e noites, eles estavam em horários de ciclos de 20 horas para separar os efeitos da atividade de repouso do relógio circadiano. Isso permitiu que o sono fosse programado tanto à noite quanto durante o dia, mas com uma duração semelhante de acordar antes de cada período de sono. Os participantes foram aleatoriamente designados para receber duas semanas de uma pílula placebo e duas semanas de uma dose baixa (0,3mg) ou alta (5mg) de melatonina 30 minutos antes de dormir. Os pesquisadores usaram a polissonografia para registrar as ondas cerebrais, o movimento dos olhos, o tônus ????muscular e outras métricas importantes do sono.

A equipe descobriu que a baixa dose de melatonina não levou a uma mudança estatisticamente significativa no tempo total de sono e que as mudanças observadas foram quando o sono foi programado durante o dia biológico. Os participantes que tomaram a dose de 5mg tiveram um aumento significativo no tempo total de sono e na eficiência do sono, independentemente de o sono ter sido programado durante o dia ou a noite.

Os autores observam que seu estudo precisará ser replicado em ensaios maiores e com outras doses de melatonina para determinar se uma dose entre 0,3mg e 5mg também pode funcionar. O estudo não incluiu participantes que tiveram um distúrbio significativo do sono e as descobertas do estudo podem não ser aplicáveis ??a pessoas que o fazem.

Fonte: Journal of Pineal Research (2022). DOI: 10.1111/jpi.12801.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários