Notícias de saúde

Usada incorretamente, melatonina pode ser um pesadelo

30 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Os problemas de sono estão cada vez mais frequentes, e muitas pessoas estão buscando alternativas para conseguir dormir melhor. Uma opção que tem se popularizado é o suplemento de melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo que atua regulando o ciclo circadiano, estimulando o sono e promovendo o bom funcionamento do organismo.

Os suplementos de melatonina são projetados para imitar os efeitos do hormônio, aumentando seus níveis no corpo para induzir o sono. Contudo, como os suplementos são projetados para aumentar a abordagem natural do corpo ao sono, eles também podem alterá-lo de maneiras com as quais os usuários podem não se sentir confortáveis.

O estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, encontrou relatos de pesadelos ou sonhos estranhos e pessoas que se convenceram de que não conseguiriam dormir sem o uso do medicamento. Além disso, para idosos com insônia a melatonina não parece ser segura, pois caso eles tomem na hora errada ou uma dose equivocada, podem ficar sonolentos e aumentar o risco de quedas. Outro fato levantado pelos autores é o aumento do uso de melatonina por adolescentes e jovens adultos, especialmente após a pandemia de Covid-19.

Os pesquisadores ressaltam a importância de buscar acompanhamento médico para o uso de qualquer medicamento, mesmo que ele parece inofensivo.

Fonte:  Journal of Clinical Medicine. DOI: 10.3390/jcm11175138.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários