Notícias de saúde

Uso prolongado de melatonina pode estar relacionado a problemas cardíacos

10 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Pessoas que usam suplementos de melatonina como auxiliar para dormir podem estar se expondo a riscos de futuros problemas cardíacos, sugere estudo realizado apresentado na Reunião Anual da Associação Americana do Coração, que ocorreu em novembro em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo que ajuda a regular o ciclo sono-vigília. Seus níveis aumentam durante a noite e diminuem durante o dia. Adultos com insônia que usaram melatonina por um ano ou mais apresentaram um risco 90% maior de insuficiência cardíaca.

Para verificar como o uso prolongado de melatonina pode afetar a saúde das pessoas, os pesquisadores analisaram cinco anos de registros eletrônicos de saúde de quase 131.000 pessoas diagnosticadas com insônia crônica. Mais de 65.000 relataram ter tomado melatonina por mais de um ano.

A equipe comparou pessoas que usaram melatonina a longo prazo com pessoas que nunca tiveram o uso de melatonina registrado em seus prontuários. Ao longo de cinco anos, a insuficiência cardíaca ocorreu em cerca de 4,6% dos usuários de melatonina, contra 2,7% dos não usuários, uma diferença de 90%.

A insuficiência cardíaca também foi 82% maior quando os pesquisadores analisaram pessoas que receberam pelo menos duas prescrições de melatonina com um intervalo mínimo de 90 dias entre elas, com base em registros do Reino Unido.

Os participantes que tomavam melatonina apresentaram uma probabilidade cerca de 3,5 vezes maior de serem hospitalizados por insuficiência cardíaca (19% contra 6,6%) e duas vezes maior de morrer durante o período do estudo (7,8% contra 4,3%).

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários