Notícias de saúde

Parkinson Pode Estar Associado a Pesticida

NOVA YORK (Reuters Health) - A exposição a um pesticida largamente utilizado em jardinagem pode causar o mal de Parkinson. Segundo pesquisadores, quando injetada em ratos, a rotenona provoca os sintomas clássicos da doença neurológica.

A doença de Parkinson -- que se caracteriza por tremores, rigidez muscular e problemas de equilíbrio -- é causado pela morte das células cerebrais que produzem a dopamina, um neurotransmissor. A doença atinge 1 por cento da população com mais de 65 anos.

Ranjita Betarbet e sua equipe da Universidade Emory, de Atlanta, Geórgia, injetaram a rotenina diretamente na veia jugular dos ratos. Os animais foram expostos ao pesticida por um período que variou de uma a cinco semanas. Praticamente metade dos 25 ratos usados na pesquisa sofreu lesões nas células produtoras de dopamina.

Embora seja cedo para afirmar que o pesticida contribui para o aparecimento da doença de Parkinson em seres humanos, é provável que o estudo "levante dúvidas sobre a segurança da rotenona", de acordo com Benoit I. Giasson e Virginia M.-Y. Lee, da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, que assinam um artigo que acompanha o trabalho.

De qualquer forma, os efeitos da rotenona "podem ser representativos das possíveis consequências da exposição a baixas quantidades de outras toxinas ambientais", observam, acrescentando que o estudo "vai dar novo alento para a pesquisa de outras toxinas ambientais, incluindo outros pesticidas", que podem contribuir para o aparecimento do Parkinson.

Os resultados do trabalho foram apresentados no domingo no encontro da Sociedade de Neurociência, em New Orleans e publicados na edição de novembro da revista Nature Neuroscience.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários