Notícias de saúde

22 pesticidas são associados ao aumento do risco de câncer de próstata

06 de agosto de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, listou 22 pesticidas que podem aumentar o risco de câncer de próstata. O estudo foi conduzido ao longo de décadas porque o câncer de próstata é conhecido por crescer muito lentamente.

Os pesquisadores analisaram dados dos EUA sobre o uso de 295 pesticidas em nível de condado. Em seguida, compararam esses resultados com as taxas de câncer de próstata em condados dos Estados Unidos. Para levar em conta o intervalo de 10 a 18 anos entre a exposição a agentes cancerígenos e o tempo que o câncer de próstata leva para crescer, os pesquisadores analisaram dados de uso de pesticidas de 1997 a 2001. Eles então compararam esses dados com as taxas de câncer de próstata entre os anos de 2016 e 2020.

No total, 22 pesticidas tiveram associações com aumento do risco de câncer de próstata, embora o estudo não tenha conseguido provar relação de causa e efeito. Três dos pesticidas já haviam sido associados anteriormente ao câncer, incluindo o 2-4-D, um pesticida comumente usado nos Estados Unidos. Dos outros 19 pesticidas, 10 eram herbicidas, enquanto os outros incluíam fungicidas e inseticidas, além de um fumigante de solo.

Altas exposições a quatro desses pesticidas foram associadas ao desenvolvimento de câncer de próstata e à morte pela doença. Esses produtos químicos incluíam trifluralina, cloransulam-metil e diflufenzopir, além de um inseticida, o tiametoxam.

Desses quatro, apenas a trifluralina é atualmente classificada pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA como um "possível carcinógeno humano". Os outros três foram designados pela EPA como "provavelmente não carcinogênicos" ou com evidências de "não carcinogenicidade".

Segundo os pesquisadores, esses resultados demonstram a importância de estudar exposições ambientais, como o uso de pesticidas, para potencialmente explicar parte da variação geográfica observada na incidência e nas mortes por câncer de próstata no país.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.35572.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários