Notícias de saúde
08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Uma combinação dois pesticidas usados comumente na agricultura, quando injetada em camundongos, causou o mesmo tipo de lesão cerebral observado na doença de Parkinson, afirmaram pesquisadores na quinta-feira.
Os animais que receberam o herbicida paraquat e o fungicida maneb apresentaram sinais claros de doença de Parkinson, uma enfermidade cerebral progressiva e incurável, disseram Deborah Cory-Slechta e sua equipe, da Escola de Medicina e Odontologia da Universidade de Rochester.
Mas nenhum dos pesticidas criou o padrão característico da lesão cerebral quando usado sozinho.
As descobertas somam-se ao crescente número de evidências de que a exposição a substâncias químicas como os pesticidas pode, pelo menos, contribuir para a lesão cerebral observada na doença de Parkinson.
"Ninguém nunca analisou os efeitos estudando alguns desses compostos em conjunto que, quando vistos sozinhos, têm pouco efeito", disse Cory-Slechta em um comunicado.
"Isso tem grandes implicações", acrescentou a pesquisadora.
Eric Richfield, neurologista que trabalhou no estudo, disse que isso pode significar que ninguém será capaz de prognosticar quem está sob risco de Parkinson com base na exposição a substância químicas.
"Existem tantos agentes e todos são um pouco diferente. A pessoa A pode não ter reação a um composto particular. Como testar as interações entre dois agentes?", explicou o neurologista.
A doença de Parkinson, que atinge cerca de 500.000 pessoas somente nos EUA, envolve a destruição de neurônios que produzem dopamina, uma substância química importante na transmissão de mensagens que está relacionada ao movimento.
As pessoas com a doença começam a apresentar tremores e podem ficar paralisadas e morrer. Não existe cura e os tratamentos podem adiar a doença por um período, mas eventualmente param de ter efeito.
Os cientistas suspeitam que uma combinação de vulnerabilidade genética e exposição a algum fator no meio ambiente pode ser responsável pela doença de Parkinson. Sob grande suspeita estão os pesticidas organofosforados, conhecidos por afetar o sistema nervoso central.
Os resultados do estudo de Cory-Slechta e sua equipe sobre os efeitos de uma mistura de paraquat e maneb, ambos usados nas plantações de batatas, tomates, alface, milho, soja, algodão e frutas, estão publicados na edição de 15 de dezembro de Journal of Neuroscience.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também