Notícias de saúde

Obesidade e Pressão Alta Aumentam Risco de Câncer Renal

NOVA YORK (Reuters Health) - Homens obesos com pressão alta podem ter maior risco de desenvolver câncer renal.

Pesquisadores norte-americanos e suecos analisaram os registros médicos de mais de 360 mil suecos submetidos a pelo menos um exame médico entre 1971 e 1992 e que foram acompanhados até 1995 ou até a morte. Ao todo, 759 homens tiveram câncer de células renais.

A maioria dos homens com peso acima do normal, medido pelo índice de massa corporal (BMI, sigla para body-mass index) -- proporção entre o peso do corpo e a altura --, apresentaram o dobro do risco de ter câncer renal que os mais magros.

Os homens com BMI médio correm um risco de ter câncer renal "entre 30 e 60 por cento maior" se comparados aos homens com peso pouco acima do ideal, segundo a equipe de Wong-Ho Chow, do Instituto Nacional do Câncer, em Bethesda (Maryland). O artigo foi publicado na edição de 2 de novembro do New England Journal of Medicine.

"Também houve uma associação direta entre pressão alta e maior propensão para câncer renal", informaram os autores. Os homens cuja pressão sangüínea aumentou durante o estudo apresentaram maior risco de ter câncer renal. Baixar a pressão sangüínea significa menor risco de câncer renal.

"Nossas conclusões mostram que até mesmo os pequenos excessos no índice de massa corporal e na pressão sangüínea são importantes no que se refere ao câncer renal e sugerem que o controle do peso e da pressão podem ser úteis na prevenção desse tipo de câncer, cada vez mais comum", concluíram os pesquisadores. A equipe observou que a relação entre câncer, BMI e pressão sangüínea "pode não se aplicar a mulheres".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários