Notícias de saúde

Adolescentes Buscam Ajuda Emocional na Internet

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Adolescentes angustiados, que procuram ajuda para problemas emocionais na Internet, geralmente evitam os sites confiáveis e preferem salas de bate-papo, onde podem trocar informações com seus companheiros, informaram pesquisadores.

As conclusões foram apresentadas durante o 47o. Encontro Anual da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, quinta-feira, em Nova York.

"Quando as crianças procuram ajuda para problemas emocionais, elas recorrem à Internet da mesma forma que procuram um profissional da área de saúde mental ou um conselheiro escolar", disse à Reuters Health a coordenadora do estudo, Madelyn S. Gould da Universidade de Colúmbia, em Nova York.

Quase 90 por cento dos adolescentes usam chats para falar com outros jovens, o que preocupa os especialistas. "Estamos preocupados em fornecer o tipo de ajuda de que realmente precisam", enfatizou a pesquisadora.

Um pequeno estudo realizado em seis escolas de ensino médio no Estado de Nova York revelou que quase um quinto dos 510 estudantes pesquisados "usaram a Internet para obter ajuda para problemas emocionais no ano anterior", segundo a pesquisa de Gould.

Aproximadamente 75 por cento dos internautas disseram ter sido auxiliados "de alguma forma" ou "muito" pela informação obtida na Internet.

Quase metade dos estudantes acessou rotineiramente a Internet para problemas escolares, tanto acadêmicos quanto disciplinares, 38 por cento procurou conselho sobre problemas familiares e 13 por cento admitiu usar a Internet para combater pensamentos suicidas.

A pesquisa mostra, porém, que nenhum dos estudantes usou a Internet como substituto para fontes mais apropriadas de ajuda, observou a pesquisadora. "Se usam a Internet, também falam com um dos pais e tentam procurar outros serviços mais formais", explicou Gould. "Uma das recomendações é para que profissionais de saúde mental identifiquem as crianças que usam a Internet em busca de ajuda. Deveríamos também começar a desenvolver salas de bate-papo alternativas, que possa ajudar esses jovens a enfrentar adequadamente seus problemas", declarou Gould. Além disso, os pais deveriam conversar com os filhos para saber quais sites estão acessando na Web, estar atentos aos problemas das crianças e encaminhá-las para a ajuda adequada em caso de necessidade, aconselhou a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários