Notícias de saúde

iPhones podem ajudar adolescentes a lidar com o estresse

23 de setembro de 2021 (Bibliomed). As tecnologias móveis tem uma presença maciça na vida do adolescente e requerem uma melhor caracterização de seus benefícios potenciais. Os adolescentes também experimentam altas taxas de estresse diário, de modo que investigar o uso da tecnologia pelos jovens em relação à sua resposta ao estresse é de importância prática.

Para reunir dados sobre adolescentes e tecnologia, os pesquisadores forneceram iPhones a mais de 200 adolescentes que viviam em ambientes socioeconômicos baixos. Os adolescentes foram instruídos a relatar o uso de tecnologia, fatores estressantes e emoções cinco vezes por dia durante uma semana, enquanto usavam os iPhones exatamente como fariam com os smartphones pessoais. Os dados foram usados ??para comparar os estados emocionais de adolescentes que usaram a tecnologia de forma moderada, excessiva ou não utilizaram a tecnologia para lidar com o estresse.

Foram empregados dados de amostragem de experiência de um subconjunto de 115 jovens (n=1.241 pontos no tempo) que relataram seu enfrentamento baseado em tecnologia e avaliou como eles se relacionam com a mudança emocional ao longo do dia e controlados por covariáveis importantes

Os resultados revelaram que adolescentes que se envolveram com a tecnologia com moderação nas horas após uma situação estressante se recuperaram mais prontamente e experimentaram menores picos de emoções negativas, como tristeza e preocupação, em comparação com adolescentes que não usaram tecnologia ou que rotineiramente usaram a tecnologia como um mecanismo de enfrentamento.

Segundo os autores, quantidades moderadas de enfrentamento online ajudaram a mitigar os surtos de emoções negativas e as diminuições de felicidade. Diante dos estressores diários, quando os adolescentes se envolvem na busca de suporte emocional, eles experimentam um melhor alívio do estresse em curto prazo.

Ainda segundo os pesquisadores, o espaço online serve não apenas como uma distração de curto prazo, mas como um recurso para os adolescentes encontrarem apoio e informações sobre o que os está incomodando. Esta estratégia de enfrentamento pode ser especialmente pertinente para adolescentes em ambientes de baixa renda.

Fonte: Clinical Psychological Science. DOI: 10.1177/21677026211028983.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários