Notícias de saúde

Crianças Talentosas Podem Ficar Estressadas, Diz Estudo

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Como se não bastasse serem chamadas de nerds ou geninhos, crianças muito inteligentes também podem ficar estressadas por serem intelectualmente privilegiadas. A conclusão é de um trabalho apresentado durante o 47. Encontro Anual da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (Academia Americana de Psiquiatria para Criança e Adolescente), quinta-feira em Nova York.

As crianças superdotadas têm necessidades especiais, disse à Reuters Health a coordenadora do estudo, Lesli J. Preuss, do Centro Médico da Universidade de Michigan, em Ann Arbor.

"Elas enfrentam fatores estressantes especiais decorrentes do fato de serem privilegiadas, mas algumas dessas necessidades não são reconhecidas", explicou a pesquisadora.

Entrevistas com 52 alunos do ensino fundamental envolvidas em programas para crianças superdotadas revelaram 19 tipos diferentes de fatores estressantes para elas. Entre eles estão hostilidade constante por parte dos colegas, sentimento de rejeição e o tratamento pouco sensível da parte dos professores.

São, por exemplo, os professores que programam passeios da turma para dias em que essas crianças não podem ir ou apagam as tarefas de casa do quadro enquanto as crianças estão fora da sala participando de atividades especiais. As crianças que participaram do estudo freqüentavam esses programas em vários dias da semana.

Tirar a criança desses programas não é a solução ideal, disse Preuss. Elas se beneficiam socialmente ao permanecer em classes regulares e manter contato com os colegas. Entretanto, ganham academicamente com os programas para pessoas especiais que as desafiam intelectualmente.

"Os pais das crianças super dotadas deveriam aproveitar os recursos comunitários e grupos de pais" para ajudar os filhos a superar o estresse, aconselhou Preuss. Além disso, mais recursos deveriam ser direcionados a programas para crianças especiais, disse a especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários