Notícias de saúde

Contato com cães diminui estresse em crianças

05 de julho de 2022 (Bibliomed). A exposição prolongada a estressores pode causar efeitos adversos na aprendizagem, no comportamento, na saúde e no bem-estar das crianças ao longo da vida. Várias abordagens para aliviar o estresse foram exploradas nas escolas, incluindo ioga, atenção plena, meditação, atividade física, intervenções de estilo de ensino e intervenções assistidas por animais. Intervenções assistidas por cães podem levar a um estresse significativamente menor em crianças com e sem necessidades especiais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Lincoln, Reino Unido usando níveis de cortisol salivar, publicado esta semana na revista PLoS ONE.

No novo estudo, os pesquisadores rastrearam os níveis do hormônio cortisol, relacionado ao estresse, na saliva de 105 crianças de oito a nove anos de idade em quatro escolas regulares no Reino Unido, bem como 44 crianças com idade semelhante de sete escolas com necessidades de educação especial no Reino Unido. As crianças foram estratificadas aleatoriamente em três grupos: grupo de cães, grupo de relaxamento ou grupo controle. No grupo de cães, os participantes interagiram por 20 minutos com um cão treinado e um adestrador; o grupo de meditação envolveu uma sessão de relaxamento de 20 minutos. As sessões foram realizadas duas vezes por semana durante quatro semanas.

As intervenções com cães levaram a níveis de cortisol significativamente mais baixos em crianças tanto em escolas regulares quanto em escolas com necessidades especiais. Nas escolas regulares, as crianças dos grupos de controle e relaxamento tiveram aumentos no cortisol salivar médio ao longo do período escolar. No entanto, as crianças que participaram de sessões em grupo ou individuais com cães não tiveram aumento estatisticamente significativo no cortisol. Além disso, seus níveis de cortisol foram, em média, mais baixos imediatamente após cada sessão do cão. Para crianças com necessidades educacionais especiais, padrões semelhantes foram observados, com diminuição do cortisol após intervenções em grupo de cães.

Os autores concluíram que as intervenções com cães podem atenuar com sucesso os níveis de estresse em crianças em idade escolar, mas apontam que são necessárias pesquisas adicionais sobre as quantidades ideais de tempo e contato com cães para obter o efeito ideal.

Fonte: PLoS ONE (2022). DOI: 10.1371/journal.pone.0269333. (Texto completo)

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários