Notícias de saúde

Fumo Passivo Não Está Associado a Risco de Câncer de Mama

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - Um vasto estudo com mulheres não-fumantes casadas com fumantes não verificou ligação entre fumo passivo e morte por câncer de mama, contradizendo pesquisas anteriores.

"Verificamos poucas evidências de associação entre a exposição à fumaça de tabaco e o risco de morte por câncer de mama", informou a equipe de Daniel Wartenberg, da Escola Médica Robert Wood Johnson, em Piscataway (New Jersey).

A equipe examinou o histórico médico de quase 150 mil mulheres durante um período de 12 anos. Ao fim do estudo, 669 mulheres tinham morrido de câncer de mama.

Os pesquisadores analisaram as taxas de morte por câncer de mama entre mulheres de fumantes e compararam com as taxas encontradas entre mulheres casadas com não fumantes.

O trabalho foi publicado na edição de 18 de outubro do Journal of the National Cancer Institute.

A importância deste estudo está no fato de ter incluído um grande número de mulheres com câncer de mama, explicou Eugenia E. Calle da American Cancer Society, em Atlanta (Geórgia), uma das autoras do estudo. Alguns estudos anteriores indicavam uma associação oposta, mas usaram um número muito menor de mulheres.

Os autores informaram ter "dados que sugerem que mulheres com menos de 20 anos de idade expostas ao fumo passivo podem ter um aumento no risco de morrer por câncer de mama".

Para os especialistas, esse dado é suficiente para justificar "a continuidade do trabalho".

Em geral, "o problema com o câncer de mama é que não temos ainda como evitá-lo, não é como o de pulmão, em que podemos garantir que os riscos são reduzidíssimo se a pessoa não fumar. Infelizmente, não existe este tipo de mensagem para o câncer de mama", disse Calle.

"Muitas mulheres não percebem, por exemplo, que a obesidade aumenta o risco. O câncer de mama é fundamentalmente uma doença hormonal e não existe um único fator de risco. É por isso que os exames são tão importantes, porque não podemos dizer para evitar isto ou aquilo", acrescentou a pesquisadora.

"Isso não significa que o cigarro ou o fumo passivo não faça mal; significa apenas que não verificamos uma associação ao câncer de mama", explicou Calle.

Como era esperado, os pesquisadores descobriram que os maridos fumantes apresentavam aumento do risco para câncer de pulmão e doença cardíaca.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários