Notícias de saúde

Corpos Perfeitos, Mente Perturbada

Um novo livro disseca um inusitado fenômeno, os homens estão cada vez cada vez mais preocupados com a aparência física.

Teste rápido: em média, quem não está contente com a aparência do peito, homens ou mulheres? Quem está mais preocupado com acne, seu filho ou sua filha adolescente?

Se você respondeu ‘as mulheres’ nas duas perguntas acima, você errou.

Pesquisas indicam que 38% dos homens querem peitos maiores, contra 34% das mulheres. Outro estudo mostra que os meninos se preocupam mais com espinhas do que as meninas.

Um novo livro – que está sendo lançado no Brasil – mostra estas e outras estatísticas, e chega a uma conclusão surpreendente (os estudos são americanos, mas é muito fácil ver que eles se aplicam também ao homem brasileiro): os homens estão obcecados com o corpo.

Os professores de psiquiatria Harrison Pope e Katharine Phillips e o psicólogo Roberto Olivardia – os autores do livro – cunharam inclusive um nome para o fenômeno, que dá nove ao livro: o Complexo de Adônis (Editora Campus, 320 páginas, R$ 34).

O ideal de beleza masculino mudou muito nas últimas décadas. Agora, homens cada vez mais musculosos tomam conta da TV, anúncios publicitários, capas de revistas e filmes. Bombardeados com essas imagens, o cidadão comum está ficando cada vez mais inseguro – e desenvolvendo uma série de distúrbios de alimentação, fazendo mais exercícios do que o recomendado e tomando cada vez mais esteróides. O objetivo não é esportivo... e sim ficar cada vez mais parecido com aqueles fortões dos concursos do Mister Universo.

Basicamente, os homens estão enfrentando os mesmos problemas que as mulheres conhecem há décadas. E qual a solução? Os autores sugerem alguns sites que podem ajudar os que sofrem do Complexo de Adônis, indicam terapeutas e dizem que, em alguns casos, antidepressivos podem ajudar. Mas o principal, para a maioria dos leitores, é perceber que a imagem do físico perfeito é apenas isso – uma imagem – e que ninguém realmente espera que uma pessoa normal seja daquele jeito.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários