Notícias de saúde

Música pode reduzir ansiedade em cirurgias

27 de setembro de 2019 (Bibliomed). Pacientes submetidos a um bloqueio de nervo periférico têm uma alteração  semelhante nos escores de ansiedade ao ouvirem uma música em comparação com o uso do medicamento midazolam, de acordo com um estudo publicado na revista Regional Anesthesia & Pain Medicine.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, compararam o uso de música ao uso do midazolam como um ansiolítico pré-operatório antes da realização de um bloqueio de nervo periférico de injeção única guiado por ultrassom. Os efeitos ansiolíticos do midazolam intravenoso (1mg a 2mg) foram comparados aos efeitos da medicina musical com uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído.

Os pesquisadores descobriram que ambos os grupos tiveram uma mudança similar nos escores de ansiedade após o procedimento (grupo musical, -1,6; grupo midazolam, -4,2;). O grupo midazolam apresentou maiores escores de satisfação do paciente com a experiência do procedimento; não foram observadas diferenças entre os grupos nos escores de satisfação do médico com a experiência do procedimento. Em comparação com o grupo do midazolam, o grupo musical apresentou maior percepção do paciente e do médico quanto às dificuldades na comunicação.

Assim, segundo os autores, a medicina musical pode ser oferecida como alternativa à administração do midazolam antes da anestesia regional periférica. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar se o tipo de música, bem como a forma como é oferecida a música, oferece vantagens sobre o midazolam que superem o aumento das barreiras de comunicação.

Fonte: Regional Anesthesia & Pain Medicine.  DOI: 10.1136/rapm-2018-100251.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários