Notícias de saúde

Ouvir musica ajuda na recuperação após um infarto

01 de abril de 2020 (Bibliomed). Um novo estudo constatou que ouvir 30 minutos de música por dia aliviou a dor no peito e a ansiedade em pessoas que tiveram recentemente um infarto do miocárdio.

O estudo incluiu 350 pessoas com hipertensão arterial que sofreram um infarto do miocárdio e episódios de dor no peito nos dois dias seguintes. Metade das pessoas foram aleatoriamente designadas para o tratamento padrão pós-ataque cardíaco. A outra metade recebeu tratamento padrão e também foi convidada a participar de sessões diárias de música.

Antes do início das sessões, os pesquisadores testaram voluntários para ver que tipo de música levou a mudanças positivas em seu corpo. Eles ouviram nove amostras de 30 segundos de música que acharam reconfortantes.

Durante esse período, os pesquisadores mediram o quanto as pupilas nos olhos se estreitaram ou dilataram. Isso indicava como a música afetava as respostas involuntárias do corpo. Os pesquisadores então selecionaram o melhor tom e ritmo da música para os voluntários ouvirem.

Os participantes foram convidados a reservar 30 minutos por dia para sentar - idealmente com os olhos fechados - e ouvir a música selecionada. Eles fizeram isso por sete anos. Todos receberam avaliações de acompanhamento a cada três meses durante o primeiro ano e depois anualmente.

Após sete anos, as pessoas no grupo de musicoterapia tiveram maior redução na ansiedade, sensação de dor e angústia da dor. Em média, a ansiedade foi cerca de um terço menor entre eles e os sintomas de dor no peito foram reduzidos em cerca de um quarto, mostraram os resultados.

O estudo foi apresentado em uma reunião on-line do American College of Cardiology e Congresso Mundial de Cardiologia, que ocorreu de 28 a 30 de março de 2020.

Fonte: American College of Cardiology, World Congress of Cardiology online meeting, March 28 to 30, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários